domingo, 11 de março de 2012

Draco Saga

Oi pessoal!!

Hoje tenho uma entrevista fenomenal de uma pessoa super gentil, acessível e autor do primeiro volume de Draco Saga: O Despertar, o Fábio Guolo.

Ele passou pela experiência árdua de publicar um livro completamente independente e conta para nós sobre isso, bem como sobre a primeira obra da saga que ele criou. Afinal, é sempre bom aprender com a experiência das outras pessoas, certo?

Vamos lá!!

Photobucket

Nome: Fábio Guolo
Quantas primaveras: 33


Formas de contato com o autor:

Site: www.dracosaga.com (VISITE!)
Twitter: @fabioguolo (SIGA!)
Facebook:
Perfil: www.facebook.com/f.guolo (SIGA!)
Página: www.facebook.com/DSSFG (CURTA!)
SKOOBs:
O Despertar: www.skoob.com.br/livro/137540
A Baronesa: www.skoob.com.br/livro/212713
Autor: www.skoob.com.br/autor/2911
Perfil: www.skoob.com.br/usuario/278739
Grupo: www.skoob.com.br/grupo/1465



~ Conte um pouco sobre você.

Sou um cara normal que trabalha e ajuda a esposa em casa. Ando de ônibus ou de carro dependendo da conveniência. Sou voluntário da ONG Beco da Esperança que ajuda animais abandonados. Tenho 13 gatos e 3 cachorros adotados. Alguns salvos, na verdade. Sou um "metaleiro" de carteirinha e assíduo consumidor de cinema e literatura. Além de escrever, é claro...


~ O livro Draco Saga: O Despertar é o seu primeiro livro?

Sim. E "A BARONESA - Um Conto de Draco Saga" é o segundo. Creio que para a Bienal de São Paulo já tenha o Terceiro: "A SENTINELA - Vol. 2 de Draco Saga"


~ Conte um pouco sobre Draco Saga: O Despertar

"O Despertar" é o Vol. 1 da Série Draco Saga. É narrado em 1ª pessoa por um Dragão muito antigo que acaba de acordar de um longo e inexplicado período de hibernação. Então ele se depara com um mundo completamente diferete do que ele conhecia antes de hibernar e sai a procura de informações sobre tais mudanças. E ele descobre muita coisa da qual não gosta nenhum pouco!


~ Como foi trabalhar no livro? De onde veio a inspiração?

Basicamente dos jogos de RPG. Sou mestre de RPGs de mesa desde 1995 e Draco Saga foi inspirado por muitas das aventuras narradas para meus jogadores ou mesmo por aventuras jogadas por mim sob a narrativa de outros mestres. Além, é claro, da influência de alguns escritores notáveis de liteatura fantástica e histórica.


~ Conte sobre a luta para publicar um livro independente.

Resumindo: é difícil, desgastante, trabalhoso, dispendioso e sem retorno a curto e médio prazo. Hoje vejo que algumas escolhas equivocadas podem por todo um trabalho a perder e que tive muita sorte nesse sentido por ter tido algumas pessoas chave que me apoiaram. O importante é procurar informação com quem já tem experiência do contrário pode ser frustrante.


~ Como foi publicar o livro sem uma editora?

Um pouco mais fácil do que encontrar uma editora decente que esteja disposta a investir em um autor nacional iniciante. Devo admitir que é importante ter uma boa editora. E é isso que busco agora que tenho dados concretos que me dizem que a série é viável do ponto de vista comercial.


~ Detalhe os prós e contras de se lançar um livro independente.

Prós:
- O autor pode fazer tudo a seu gosto e a seu tempo
- Existe a liberdade de buscar (ou não) opiniões de terceiros e aceitar aquelas que o autor achar convenientes
- O autor terá o lucro das vendas integralmente para si e poderá negociar a seu bel prazer a venda de seu livro
Contras:
- A revisão é sempre melhor com uma editora
- A divulgação idem
- A distribuição é muito complicada sem uma boa editora
- Sem contar a diferença que um bom selo editorial pode fazer
- Agora... dependendo da editora pode não haver contras pois existem algumas mercenárias por aí que cobram alto para publicar, vendem caro, sem distribuição, sem divulgação, revisão e produção sofríveis. Portanto é bom pesquisar bem antes de se entregar a primeira proposta que aparecer.


~ Palavras finais...

É sempre um prazer falar sobre literatura e mercado literário. Muito obrigado pelo espaço e um grande abraço a todos os leitores!


Fábio, obrigada pela ajuda e por conceder esta entrevista!! Adorei!! Eu também gosto de RPG e alguns dos livros que tenho em mente são baseados nessas aventuras fantasiosas e completamente empolgantes!! Desejo a você muito sucesso e tudo de bom!!

Abraços!!

Pri

2 comentários:

  1. Oiiie,
    Tem selinho pra você lá no blog!
    Beijos *-*.

    http://muchdreamer.blogspot.com.br/2012/03/selinho-3.html

    PS: Estou louca para ler o livro dele. Parece ser muito legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finalmente eu comprei o livro dele, mas estou com outros na fila para resenhar...

      O livro é lindo!!

      bjs

      Pri

      Excluir