terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O Cajado do Dragão

Ahoy!!!

Olá pessoas amadas, tudo bem com vocês??? Espero que sim. Gostaria de agradecer a todos os visitantes do Blog, atingimos a marca de 1000 visitas no dia 21 de dezembro e isso me deixa completamente feliz!! Vejo que as pessoas se importam com meu trabalho e também querem compartilhar o trabalho delas, o que é importantíssimo para mim. Muito obrigada!!

Nos posts anteriores eu havia comentado acerca do Agenciamento de Livros. Pessoas como a Amanda do Primeiro Livro e a Fran, colunista do Estante Vertical, o blog da Luara, não conheciam o trabalho dos agentes literários. Assim como vocês, eu também não conhecia até o Thiago me apresentar o trabalho deles.

A entrevista de hoje é com o Thiago, meu grande amigo e quem sempre me deu forças para continuar escrevendo o La Viratta quando eu estava "empacada" em alguma parte. Obrigada pelo apoio Thi!!

O Thiago escreveu o livro O Cajado do Dragão (Link no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/191844) sob a supervisão de um agente literário e agora ele nos conta a experiência dele.

Photobucket

Nome: Thiago Pacheco
Quantas primaveras: 16


Formas de contato com o autor:

E-mail: alere_tpr7@hotmail.com



~ Conte um pouco sobre você.

Bem, sobre mim nao tenho muito o que dizer... Tenho 16 anos, quero seguir o curso de Relações Internacionais. Adoro línguas - faço inglês, francês e terminei o espanhol, tenho interesse em começar russo ou sueco. Em meu próprio livro, arrisco algumas frases em francês, mas bem básico (risos). Escrevo desde que me lembro e procuro sempre aperfeiçoar a técnica narrativa e melhorar a minha escrita.


~ O livro O Cajado do Dragão é o seu primeiro livro?

Não. Com 10 anos, eu escrevi O Escolhido, que contava com 52 páginas; depois o reescrevi e ele ficou com 72. Em seguida escrevi duas continuações - 'O Escolhido 2: Sangue e Poder' e 'O Escolhido 3: Um Poder Maior'. Registrei-os devidamente. Eles foram apenas um "ensaio" para "O Cajado do Dragão".


~ Conte um pouco sobre O Cajado do Dragão

O Cajado do Dragão é um livro de ficção fantástica/fantasia medieval, categoria totalmente influenciada por Tolkien. Apesar do título, na história do livro os dragões já foram extintos. O rumo da civilização está nas mãos dos humanos. A trama envolve três representantes do clã de magos procurando um cajado que, segundo as pesquisas do mago Danian, poderá derrotar o Cajado Negro do mago Rarion, atual governante usurpador do Reino de Nascar, um dos Quatro Grandes Reinos. A história se desenvolve a partir desse núcleo. Ao mesmo tempo, Danian viaja a procura de informações sobre um possível traidor dentro de sua Ordem e Rarion descobre sobre a busca ao Cajado do Dragão, o que o faz entrar nessa corrida pelo objeto. É um livro bem detalhado que agradará a todas as idades.


~ Como foi trabalhar no livro? De onde veio a inspiração?

Escrever O Cajado do Dragão, assim como escrever qualquer livro, não foi uma tarefa fácil. A história estava toda em minha cabeça, só era preciso passar para o papel, digo, para o documento word (eu prefiro digitar do que escrever a mão). Conclui o livro um ano depois de ter começado. A história surgiu em minha cabeça praticamente "do nada". Em duas semanas ela já estava 90% imaginada. A inspiração na hora de escrever veio de músicas, principalmente de trilhas sonoras de filmes, como O Senhor dos Aneis e Stardust, de trailers, como as músicas da X-Ray Dog, e até a trilha sonora da série The Tudors ajudou. Obviamente, eu tentava não me forçar a escrever, pois o resultado não seria bom.


~ Conte sobre a luta para publicar um livro independente.

Como eu já havia tentado publicar "O Escolhido", eu já tinha uma ideia de como o mercado editorial brasileiro era lento, difícil, fechado e complicado. Por isso decidi que primeiro contrataria um agente, alguém que tivesse melhores contatos e soubesse onde e como focar. Foi assim que encontrei a Ana Brasil, minha agente, que facilitou em muito a publicação do livro.


~ Detalhe os prós e contras do sistema de agenciamento literário.

Alguns dos prós já foram mencionados: o acesso que o agente tem às editoras, aos revisores, diagramadores e imprensa. Ele também saberá para quem, como e o que fazer com o seu original, além de analisá-lo e revisá-lo. Ele servirá de intermediário e poupará o autor do trabalho de ficar, muitas vezes sem sucesso, atrás das editoras e das formas de publicação. Entretanto, muitos agentes são igualmente fechados como as grandes editoras; alguns só agenciam um determinado tipo de livro e outros um determinado tipo de autor. Alguns não chegam nem a dar resposta. Na maioria das vezes, é preciso pagar ao agente e ele também irá receber em cima do que o autor ganhar. Apesar disso, recomendo.


~ Palavras finais...

Bem, o livro O Cajado do Dragão, apesar de ter sido lançado na Bienal do Rio de Janeiro em setembro de 2011 , será relançado. Uma nova edição está por vir. Estamos trabalhando para que isso ocorra até março no máximo, incluindo as vendas online. Ademais, desejo muita sorte para a sua publicação do La Viratta!! Estou na torcida, Pri!


Thi, muito obrigada pela entrevista!!! E obrigada por me desejar boa sorte com o livro, todos precisamos =D Estou na espera da segunda tiragem do seu livro tá? Tô na fila hein!!! :p~

E aí? O que acharam? Conhecem algum agente literário ou tiveram alguma experiência parecida? Comentem =D

Beijos e abraços a todos!

5 comentários:

  1. Parabéns para o autor e muito sucesso!
    Abs,

    ResponderExcluir
  2. Recadinho pra você! Confere:
    http://muchdreamer.blogspot.com/2011/12/feliz-ano-novo.html

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a entrevista!
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei a estória bastante interessante.

    Feliz 2012!!!
    Adorei o blog e já estou seguindo. Convido você a conhecer o Sook e seguir o blog também.
    BjO
    http://the-sook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela super entrevista. :) Ainda não conhecia o autor, mas é sempre um privilégio conhecer novos universos literários. :D

    Que você tenha um ótimo 2012!
    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. O Thiago é mesmo uma gracinha, eu tenho um original autografado do Escolhido, o primeiro livro dele!!! *_____* Acompanhem esse menino gente, ele vai brilhar! =D

    E obrigada pelos desejos de feliz ano novo! :D

    ResponderExcluir